5 de dezembro de 2007

Protocolo de Quioto? Quêa?


"Três cientistas portugueses criaram uma aplicação para telemóveis que permite ao utilizador saber, de forma personalizada, a quantidade de gases de efeito de estufa que as actividades do dia-a-dia emitem. O projecto, desenvolvido ao longo do último ano num centro de investigação da Comissão Europeia, foi apresentado em Lisboa.O pequeno programa chama-se mobGAS e já pode ser descarregado gratuitamente para o telemóvel. É, contudo, necessário ter um aparelho compatível com a tecnologia usada e que permita aceder à Internet. Depois de instalado, o mobGAS calcula a emissão dos principais gases responsáveis pelo efeito de estufa. Para isto, é preciso configurar a aplicação, introduzindo factores como a área da habitação, número de electrodomésticos, transportes que utiliza, hábitos de higiene e alimentares.Uma vez definido aquilo a que os investigadores chamam “o dia típico”, o utilizador deverá quotidianamente registar as actividades extraordinárias, de forma a obter um cálculo da respectiva pegada ecológica.Os investigadores tinham já desenvolvido um produto semelhante para computadores pessoais. O telemóvel, porém, permite um registo mais frequente das diferentes actividades do dia-a-dia. “A ideia é ter o mobGAS como contador personalizado e aproveitar momentos mortos para inserir o que fazemos”, explicou a responsável pelo projecto, Ângela Pereira, sublinhando ainda o facto de existirem muito mais telemóveis do que computadores.O mobGAS compara as emissões individuais com a média do país escolhido pelo utilizador e com a média mundial. Para além disto, apresenta uma personagem cuja expressão se altera (de sorridente a zangada) consoante os valores se aproximem ou afastem das metas estabelecidas no Protocolo de Quioto.Quem quiser ter acesso a estatísticas mais detalhadas e guardar um histórico das emissões que produz (no telemóvel é apenas possível registar os dados de uma semana) deve criar uma conta no site do projecto e transferir semanalmente, a partir do telemóvel, os valores obtidos.Os dados enviados pelos utilizadores serão alvo de tratamento estatístico e servirão para estudar os efeitos deste tipo de iniciativas na consciencialização dos cidadãos. Ângela Pereira garantiu, contudo, que os dados serão anónimos.A investigadora diz não ter expectativas concretas quanto ao número de utilizadores que se interessem por esta aplicação (o acesso à Internet via telemóvel não está massificado), mas adiantou estar a trabalhar com a Quercus num concurso, ainda sem moldes definidos, que encoraje o uso do mobGAS.Ângela Pereira avançou ainda que a equipa pretende entrar em contacto com fabricantes e operadores, com o objectivo de pré-instalar a aplicação nos telemóveis postos à venda." (in Publico)
É que estou mesmo a imaginar-me a conduzir e a olhar para o telemovel para ver o boneco com um ar cinico a alertar-me: - pois pois o teu automóvel polui muito pouco; a abrir o frigorifico: - fecha já o abriste há 5 seg; a ligar o ar condicionado: -vais ficar gelada! Vá lá que não uso laca nem outro tipo de aerosois mesmo que diga que não contem CFc´s, O Boneco não vai dizer: RISCO DE EXPLOSÃO! Senão a Petrogal, em Leça," já tinha ido ao ar". Protocolo de Quioto?
Quem é que vai comprar esta porcaria deste programa, quando a maior parte dos países não cumpre o protocolo? Estou a vêr o Engº na maratona com o telemovel na mão a dizer: "o meu CO2 já atingiu o limite máximo, vou ficar por aqui para não poluir mais o ar de Portugal! Portugal tem de dar o exemplo, eu tenho que dar o exemplo ao povo portugues"

1 comentário:

Kally disse...

olha, eu por mim vou tentar respirar menos!